RIOVOLTS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: ILUMINAÇÃO DE JARDIM

ILUMINAÇÃO DE JARDIM


A iluminação artificial é arte e técnica de iluminar. É técnica, pois requer cálculos onde os fatores básicos são a dimensão, a função do ambiente, a refletância dos materiais e outros mais. É arte porque está ligada a sensibilidade de quem a projeta, por realçar formas, cores e texturas com efeitos diversos e ainda por criar uma nova visão proporcionando beleza.
Em um jardim, a iluminação artificial adequada realça caminhos, dá destaque a árvores e arbustos, multiplica o colorido das flores e, sobretudo, oferece segurança. Existem vários tipos de efeitos de iluminação utilizados em jardim, como por exemplo:

TIPOS DE ILUMINAÇÃO

Iluminação focal
Direcionada, possui a atenção para um ponto específico do jardim: arbustos, esculturas e centros de interesses.

Iluminação indireta

Demarca levemente o jardim sem um foco de destaque. Normalmente colocada por trás das plantas ou direcionadas para muros ou pisos.

Iluminação geral

Ilumina amplamente o local, sem destacar nenhum ponto. O destaque é para todo o jardim.

Spots e projetores

São indicados para criar efeitos especiais, como o da iluminação focal. Devem ser posicionados a uma distância de 1/3 da altura do elemento a ser iluminado.

Postes

Indicados para iluminar uma área de maneira geral. Porém, é recomendável que tenham mais de 1.80m de altura para não ofuscar as vistas das pessoas.

Balizadores e mini postes

Ideais para iluminar caminhos e elementos baixos, como as forrações de um jardim. Normalmente, o raio de iluminação destas peças é igual a duas vezes e meia a sua altura. É bom que tenham menos de 1.10m de altura, para não incomodar os olhos.

Arandelas

Normalmente proporcionam iluminação indireta, onde se percebe o contorno do local. Estas luminárias devem ser específicas para as áreas externa. Devem ter proteção contra sol, água, ventos, etc. Normalmente possuem vidros temperados, fiação resistente, vedação eficiente e borrachas de pressão.

Lâmpadas

Normalmente, são determinadas na escolha das luminárias. Por exemplo: um refletor já possui especificado o tamanho da lâmpada, o encaixe da boquilha e a potência máxima de watts que suporta. 

Ilumine seu Jardim!!