RIOVOLTS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: PERIGO NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NO RIO DE JANEIRO

PERIGO NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NO RIO DE JANEIRO


ATENÇÃO, 25% das casas tem problemas com choque; 12% têm disjuntores desarmados com frequência; 15% já tiveram algum aparelho danificado e pasme, 50% das casas com mais de vinte anos nunca tiveram uma reforma do circuito elétrico. Isso mostra o quanto nossas residências estão vulneráveis. É melhor ficar atento e investir um pouco mais em segurança uma vez que a crescente demanda por novos aparelhos de comunicação, por exemplo, exige mais dos circuitos das residências e instalações mal feitas além de perigosas aumentam gastos.
Nos ambientes residenciais, que incluem casas, apartamentos, chácaras e sítios, entre outros, o número de acidentes fatais passou de 200, mas um indicador que me assustou bastante foi o de ocorrências causadas pelos fios partidos (que se quebraram ou romperam o isolamento) no meio doméstico. Foram quase 100 acidentes com essa origem, sendo que em mais da metade, alguém perdeu a vida. Outro número que mostra o descaso com a instalação elétrica no Brasil relaciona-se aos acidentes ocasionados pelo manuseio de extensões, TE´s ou Benjamins - os números chegam a quase 100 ocorrências, sendo que 89 com vítimas fatais.
Portanto, essas duas causas – fios partidos e extensões etc. - responderam por boa parte das vítimas fatais nos acidentes com eletricidade em 2014. No total do ano, foram registrados 214 acidentes domésticos com mortes, contra 198 de 2013 (um aumento de 8%).
Para encerrar e ilustrar este exemplo, os números de acidentes ainda revelam que os ambientes residenciais foram responsáveis por 136 incêndios gerados por curto-circuito ou sobrecarga, com 20 mortes no ano de 2014. Estes números, mesmo que extraoficiais, são gigantescos, considerando que a eletricidade não deve oferecer risco algum, algo que realmente ela não traz se for tratada com respeito.
Tome já suas providências!