RIOVOLTS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: RELATÓRIO TÉCNICO DE INSPEÇÕES NR 10

RELATÓRIO TÉCNICO DE INSPEÇÕES NR 10


NR 10 e o Diagnóstico do Sistema de Segurança Elétrica.

Desde a edição da Portaria Nº 3.214 em 1978, a NR10 obrigava TODAS as empresas a manterem o Laudo Técnico das Instalações Elétricas para atestar a conformidade das instalações elétricas. No entanto poucas empresas cumpriam este requisito.
Agora com a nova NR10, as empresas passaram a ter a obrigação de manter outro documento técnico, mais amplo, contemplando não somente a conformidade das instalações elétricas, mas também a situação do sistema de gestão.
Esse documento é  o RTI - Relatório Técnico de Inspeções (item 10.2.4.g) que se constitui no principal documento técnico que deverá compor o PIE - Prontuário das instalações Elétricas (item 10.2.4)
O RTI - Relatório Técnico de Inspeções  tem o objetivo de atestar a conformidade das instalações elétricas e do sistema de gestão da segurança elétrica com as normas vigentes para  garantir a segurança dos trabalhadores, e pode ser subdividido em 2 peças técnicas integradas: o Laudo Técnico das Instalações Elétricas e o Diagnóstico dos requisitos NR 10
Laudo Técnico das Instalações Elétricas - LIE é o relatório emitido após as inspeções e ensaios nas instalações elétricas, atestando sua conformidade com as normas técnicas vigentes (ABNT - NBR 5410, 5418, 5419, 14039 e outras)
Diagnóstico NR 10 é o relatório da auditoria do sistema de gestão de segurança elétrica da empresa, que verifica o grau de implementação de todos os requisitos da NR-10, conforme enunciado do item 10.2.4.g quando se refere ao: “relatório atualizado com as recomendações, cronogramas de adequações contemplando as alíneas "a" a "f"“.
Ambos os relatórios devem ser elaborados de forma integrada, aplicando-se conceitos coerentes que atendam simultaneamente as normas técnicas, as normas de segurança do trabalho, o sistema de gestão da manutenção elétrica, o sistema de gestão da segurança elétrica e o sistema de gestão de Saúde, Ambiente e Qualidade da empresa. 
O não cumprimento deste item sujeita a empresa às ações isoladas fora do contexto que podem ocasionar prejuízos em função de investimentos desnecessários ou eventuais multas previstas na Portaria 126/05.
Outro ponto a destacar é que os Relatórios deverão ser elaborados por profissional legalmente habilitado (item 10.2.7).
Destaque-se também que, os Laudos / Relatórios, além de constituírem-se em “documentos técnicos” integrantes do Prontuário Elétrico, formarão a BASE para a estruturação do próprio Prontuário Elétrico e conseqüentemente de todo o sistema de segurança elétrica da empresa.
Para auxiliar o cliente no atendimento dos requisitos da nova NR 10, a RIOVOLTS oferece os seguintes serviços em todo território nacional:

SERVIÇOS DE ADEQUAÇÃO NR10
1 - Prontuário Elétrico, serviço de elaboração do Prontuário Elétrico e estruturação do Sistema de Gestão de Segurança Elétrica da empresa. O Prontuário Elétrico a ser elaborado pela RIOVOLTS não será apenas um amontoado de papéis, mas resultará em um eficiente sistema de gestão da segurança na área elétrica que definirá metas e política de segurança, organizará informações, apontará riscos e medidas de controle, mapeará atividades e procedimentos, estabelecerá responsabilidades, fornecerá informações sobre as instalações elétricas, especificará equipamentos de proteção, definirá prioridades nas adequações, enfim, fornecerá aos interessados todas as informações e padrões de conduta necessários a preservação da integridade física dos trabalhadores e instalações elétricas.
2 - Laudo Técnico das Instalações Elétricas serviço que contempla os aspectos técnicos das instalações elétricas com a inspeção das instalações elétricas, medição, realização de ensaios não destrutivos e emissão de parecer, segundo as recomendações da NBR 5410:2004 / 5418/ 14.039 e nova NR10.
3- Diagnóstico NR 10: serviço de diagnóstico do sistema de gestão da segurança elétrica da empresa com a finalidade de verificar o grau de implementação dos requisitos da NR 10.  Este serviço contempla os aspectos administrativos e procedimentos de segurança, apontando as não-conformidades e um plano de ação para adequação.
4- Laudo Técnico do SPDA, serviço de medição de resistência de Terra / integridade das malhas   e inspeção do sistema de Proteção contra as Descargas Atmosféricas segundo as recomendações da NBR 5419 e nova NR10.
5-Laudo estimativa de energia incidente e definição da ATPV, serviço de levantamento de dados em campo e cálculo estimativo do potencial de energia incidente nos principais pontos das instalações elétricas, com o fim de definir o ATPV necessários para os EPI (item 10.2.9.2).
6- Elaboração de procedimentos NR10, serviço de mapeamento das atividades de execução de serviços elétricos e gestão da manutenção elétrica, levantamento dos campos de aplicação e responsabilidades, e elaboração dos procedimentos segundo a NR10.
7- Medição de Isolação e Corrente de Fuga - serviço de medição da resistência de isolação dos circuitos elétricos e detecção de correntes de fuga para a Terra, verificando a integridade das isolações segundo as recomendações das normas técnicas e NR10.
8- Medição do sistema de aterramento- serviço de medição de resistência de Terra e verificação da continuidade dos condutores de equipotencialização, atestando a segurança das instalações elétricas.

A RIOVOLTS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS executa esses serviços em todo o Rio de janeiro, com domínio dos procedimentos técnicos para inspeção, medição, realização de ensaios não destrutivos e emissão de parecer final, segundo as recomendações da NBR 5410 / 5419 / 14.,039 / 5418 / 13.534 e nova NR-10.
Verifique junto ao setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a necessidade dos Laudos Técnicos ou do Diagnóstico das Instalações Elétricas. rio
                                          
                
                         
                                                www.riovolts.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário