RIOVOLTS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Aterramento de Estruturas Metálicas no Rio de janeiro (21)97415-6701

Aterramento de Estruturas Metálicas no Rio de janeiro (21)97415-6701


As estruturas metálicas utilizadas para palcos, arquibancadas provisórias, suportes de sistemas de som e iluminação apresentam um risco muito grande de choques elétricos, pois na maioria das vezes não são tratados com o devido cuidado.

É importante frisar que este tipo de estrutura é temporária e, portanto, tem a flexibilidade de ser montado e desmontado, frequentemente, para que uma determinada situação aconteça. Várias são as utilizações. Carnavais, rodeios, shows, partidas de várias modalidades de esportes, entre outros. Nestes lugares, palcos são montados para que bandas e cantores se apresentem, além de proporcionar conforto para as pessoas.

Pois bem, estas estruturas, que na maioria das vezes são metálicas, podem ser fontes de acidentes, como os acidentes com os músicos Junior, de uma dupla sertaneja do Rio Grande do Sul, Junior e Marcel, que ao tocar a estrutura que sustentava a iluminação do palco, sofreu uma descarga elétrica tendo uma parada cardíaca e falecendo minutos depois no hospital em Santo Ângelo – RS, ou com do cantor sertanejo Valdemir Resplandes Freires, 31 anos, conhecido como ‘Smith Show’ em Araguaína – To.

Outros acidentes acontecem com este tipo de estrutura, principalmente nas montagens e desmontagens, já que na maioria dos casos as pessoas que manuseiam estas estruturas quase sempre não são profissionais habilitados para essa função, e podem tocar as peças metálicas em redes aéreas de distribuição de energia elétrica.

Estes são só alguns exemplos de acidentes relacionados a estruturas metálicas temporárias e por este motivo devemos tomar todos os cuidados. O primeiro deles é o planejamento na montagem e desmontagem das estruturas, avaliando os riscos em relação às redes aéreas. Depois de montadas, estas estruturas devem ser equipotencializadas através de aterramento em diversos pontos, e por último e, não menos importante, verificar, antes de liberar para uso, se nenhuma estrutura está energizada por alguma falha na montagem. Não deixe que sua negligência cause acidentes.