Improvisação de instalações elétricas
A improvisação de instalações elétricas sempre geram riscos
potenciais de acidentes, neste sentido devemos observar sempre as
condições dos equipamentos que serão utilizados. Pesquisas apontam 23%
dos casos de incêndios originam-se em improvisações, sobrecarga, falha
no projeto, etc.
Como prevenção a estes riscos vejamos estas dicas:
Como prevenção a estes riscos vejamos estas dicas:
- Não repare, não conserte, não improvise, ao manipular ou utilizar condutores elétricos. Chame o eletricista de manutenção, ele é o profissional habilitado para corrigir o defeito.
- Inspecione a ferramenta elétrica, manual ou fixa, bem como o cabo de alimentação da mesma antes de usar, se houver qualquer irregularidade, bloqueie, coloque etiquetas, não use, chame o eletricista.
- Cabos de maquinas de solda, não poderão ter falhas na capa de isolamento da fiação, se entrar em contato com partes metálicas, provoca curto circuito, e também pode causar choque elétrico, não repare com fita crepe ou outro meio que seja improvisado, chame o eletricista para fazer o reparo no cabo, fiações com partes condutores expostas, podem causar incêndio ou explosão. Não corra estes riscos, você estará muito perto do perigo.
- Em ambientes confinados: Interior de torres, vasos, tanques, equipamentos, etc., a iluminação deverá ser a prova de explosão e com corrente (tensão) de no máximo 24 Volts.
- Todos os equipamentos elétricos, contâiners, devem estar aterrados (possuir ligação de condutor ligando a carcaça a malha de terra da obra ou planta,), inclusive painéis metálicos e chaves de distribuição de circuitos elétricos.
- Ao deitar cabos elétricos sobre passagem de maquinas e equipamentos, proteja os cabos contra prensagem, esmagamentos, tração mecânica.
- Afaste equipamentos, painéis e cabos elétricos de locais úmidos, ou submersos em poças d'água.
- Verifique sempre a voltagem do equipamento antes de ligá-lo.